

LoyolaMUN XXIII
O Loyola MUN (Loyola Model United Nations) é um projeto acadêmico concebido e realizado pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Loyola de Belo Horizonte. O projeto propõe o levantamento e a discussão de temas globais por meio de simulações de conferências das Nações Unidas e outras instituições internacionais, recriando reuniões históricas ou atuais.
Os objetivos primordiais do Loyola MUN são: promover o exercício do diálogo (e, paralelamente, o desenvolvimento da capacidade de retórica) e da negociação diplomática, a fim de estimular uma melhor e mais crítica compreensão de questões relevantes e controversas da história. Além disso, o projeto possibilita o aprendizado dos princípios, das normas e dos procedimentos vigentes nas organizações deliberativas internacionais. Ademais, o Loyola MUN visa lapidar o senso crítico dos participantes acerca do contexto geopolítico em que se inserem ou que esteve vigente em determinado período da história (contemplado pelas simulações), o que permite uma mais apurada leitura da realidade.
Para realizá-lo, os alunos do Colégio Loyola, de outras instituições de Minas Gerais e de outros estados do Brasil assumem papéis de diplomatas (delegados e chefes de Estado) e defendem as posições dos países ou instituições que representam, diante de determinados temas. São propostas novas resoluções que não se limitam à imitação pura e simples de ações e fatos históricos, mas projetam possibilidades de construção de um horizonte de relações internacionais atento aos princípios que preservam e promovem a justiça, a dignidade humana e a paz.
O Loyola MUN está em sua XXIII edição e acontecerá de 09 a 11 de dezembro de 2020, de maneira 100% online.