Organização Mundial da Saúde estabelece as principais diretrizes a serem seguidas a fim de atingir a
- Renata Café & Letícia Albuquerque
- 11 de dez. de 2017
- 1 min de leitura
Países se reúnem na tentativa de discutir o panorama da saúde pública mundial no século XXI
Hoje, dia 26 de maio de 2018, os Estados-membro que compõem a Organização Mundial da Saúde (OMS) se reuniram para tratar de temas referentes às questões prioritárias atuais da saúde mundial. Foram iniciadas discussões acerca de novas políticas que devem ser adotadas tendo em vista setores minoritários da sociedade.
Como esperado, a homossexualidade, uma das questões que mais recebe atenção dentro da organização devido ao contexto atual, foi o tópico mais relevante durante o debate. No ano de 1990, a própria OMS a retirou da lista internacional de doenças, medida que foi aprovada por grande parte dos países. Porém, outros, devido às suas particularidades evidentes até os dias atuais, ainda permanecem com políticas que contradizem essa decisão.
O debate se mostrou extremamente polarizado, mas pouco produtivo. A divergência dos pontos de vista de países orientais e ocidentais conduziram a discussão a campos delicados referentes ao posicionamento de países muçulmanos. O conflito girou em torno do desejo e da necessidade de certas nações em prevaleceram suas soberanias nacionais diante de decisões globais e de manterem medidas que preservassem suas próprias tradições e cultura, tão influentes na sociedade.
Comments