Preparação para a finalização da reunião no Conselho de Ministros da Espanha
- Júlia Pereira
- 14 de dez. de 2017
- 1 min de leitura
Os ministros preparam-se para todas as circunstâncias e consequências caso a Catalunha declare independência
No segundo dia de debate, os ministros espanhóis se demonstraram ineficientes quanto à realização de acordos entre os membros no dia de hoje,3 de janeiro de 2018. Além disso, o dia foi conturbado e uma manifestação na Catalunha, acabou levando à duas mortes e levou os ministros a tomarem novas atitudes.
Os ministros também aprovaram a criação do Conselho de Administração das Regiões Autônomas da Espanha, visando a melhor administração e atender os interesses de cada uma das 17 regiões do país.
A repercussão do conflito entre manifestantes e a polícia catalã levou os ministros à uma investigação contra o fato ocorrido. De acordo com essas investigações, os manifestantes teriam agido com violência, obrigando os policiais a serem acionados para manter a ordem. O Ministro da Justiça prestou um depoimento em resposta à notícia publicada pela imprensa: “Estamos apurando alguma relação entre a conduta da polícia e esses manifestantes [...] Confio que a conduta da polícia não tenha sido exacerbada e que essa casa não permitirá que mais mortes ocorra, se, é claro houver colaboração por parte dos manifestantes”.
Concluindo as sessões, os ministros presentes conseguiram finalizar a agenda proposta, e finalizar a discussão as ações preventivas, os casos hipotéticos, as a legitimidade das reivindicações separatistas e a situação judicial dos separatistas catalães. Na próxima sessão, os ministros esperam impor medidas no âmbito social, político e econômico para prevenir a separação da Catalunha.
Kommentare